sexta-feira, 18 de março de 2011

Costumes finlandeses

Ola pessoal,
Essa foto acima é de Helsinki no inverno, é bem como está agora, o lago completamente congelado, heheheheh...
Hoje pela manhã estava pensando nos costumes finlandeses...
Aqui você tem que caminhar pelo lado direito da calçada. Senti uma certa dificuldade no início, pois como sou pelotense de coração, ando em zigue-zague, principalmente quando estou olhando as vitrines das lojas, caminho olhando para o lado, então, certamente sou quase atropelada e, a grossa da história sou eu, claro.
Na escada rolante, nunca posso ficar ao lado do Tarso, pois temos que ficar do lado direito, pois quem esta com pressa, caminha (na escada rolante, hehehe) pelo lado esquerdo, então vc tem que dar lugar para os atrasados ou apressados, hehehehehhe...
Assim que chegamos no apartamento, comentei com o Tarso.... Que estranho, no banheiro não tem lixeira, será que os antigos moradores roubaram, heheheeh... então percebi que tinha duas lixeiras na cozinha, certamente peguei uma e coloquei no banheiro. Mais tarde, bem mais tarde, fiquei sabendo que o pessoal daqui coloca o papel no vaso e da descarga. Ué, e não entope¿ claro que não! Aqui tudo é preparado para isso! Mas ainda continuo colocando o papel na lixeira, como uma boa pelotense.
Mas a primeira coisa que aprendi aqui, foi que temos que tirar os calçados assim que entramos na casa de alguém, ou na nossa mesmo. Logo ao lado da porta tem um lugar para colocar os calçados e o casaco, ja que dentro dos lugares é quente e vc não suporta ficar encasacado.
Outra curiosidade é que a prefeitura, acho eu, coloca pedrinhas nas calçadas para o pessoal não resvalar e cair no chão (como eu, que ja cai 2 vezes e o Tarso uma). O chão não é branquinho, somente os lugares onde as pessoas não caminham, onde a neve ta fofa, mas onde o pessoas caminham é cheio de pedrinhas. Ainda bem!!!!!
Outra coisa... que gostei... Quando vc visita alguém, tem que levar um presente para a pessoa, geralmente flores ou bombons, ou sei la o que a pessoa imaginar. Então, nunca chegue de mãos vazias seu mal educado!!!! ehheehhehhe
Outro costume.... o pessoal não é muito de comer carne.... vermelha, comem peixe, muitas verduras, legumes e frutas, e no almoço, geralmente bebem leite ou chá quente!
Na universidade.....
os finlandeses pelo menos (que é a minoria dentro da universidade, heheheheh), 8:30hs- café, 11hs- almoço, 13:30- café. Todos sentam em volta de uma mesa (que é enorme e confortável) e ficam ali conversando, bla bla bla que vc não entende nada.
A maioria chega para trabalahr as 9hs e como a maioria dos estudantes não são daqui, ficam até tarde, pois não tem o que fazer em casa, acredito. Ficam na frente do PC estudando, coisa pra louco.
Acho que é isso!!!!! Por enquanto... heheheheh
Até a próxima pessoal, beijos para todos que nos acompanham.....
Será que levarei algum costume finlandes para a casa¿¿

Daiane





6 comentários:

  1. Daiane, AMEI essa de andar pela direita!!! Já imaginou isso aqui no calçadão de Pelotas? hehehe! Ia andar todo mundo correndo pela esquerda, hahaha! Pode deixar que o dia que eu for na tua casa vou levar um presentinho ta? ;)
    Com certeza tu vai trazer alguns costumes, e mais certo ainda é que tu vai deixar algo por ai, a vida é assim, deixamos sempre um pouco de nós onde passamos, e tenho certeza de que muito do amor e fidelidade de Deus estás exalando por Helsinki! Um Abraço. Paula

    ResponderExcluir
  2. que legal q vc conseguiu juntar algumas curiosidades, depois que a gente se adapta às vezes até esquece que é costume local, pq se torna tão natural...
    e sobre as lixeiras da cozinha, tem um motivo pra terem 2: todo lixo deve ser separado e reciclado. todo prédio tem (ou deveria ter) latas especiais pra cada tipo de lixo. é isso. =D

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel... é claro que eu to separando o lixo....
    o lixo do banheiro e o da cozinha... heheheheheh

    ResponderExcluir
  4. Daiane, esses costumes são muito estranhos mesmo mas, que bom que colocas o papel do banheiro na lixeira, isso foi uma mania que tive que me policiar muito quando voltei, hehehheheeee. Bjão, saudade

    ResponderExcluir
  5. Pois então Dada.. só espero que não tragas o costume de jogar papel no vaso.. não estamos prontos pra isso!! saudades!!

    ResponderExcluir
  6. Daiane que bom que você traz aqui um pouco deste mundo desconhecido para muitos. Olha eu conheci um finlandês aqui na minha cidade,veio a trabalho e não foi possível partilhar muito desta realidade ai,pois realmente eles trabalham muito, são muito apressados,sistêmáticos porém um encanto doce..................ele é uma paixão inesquecível.
    Espero poder contemplar mais e mais experiências tuas aí.Forte abraço!

    ResponderExcluir