terça-feira, 5 de abril de 2011

Israel pt. 1


Bom dia pessoal!

Semana passada estivemos fora por razões especiais! Tivemos a oportunidade de visitarmos a Terra Santa, isso mesmo, Israel e foi uma experiência inesquecível que tentarei compartilhar com vocês em poucas palavras...
O fato de saber que iríamos em um lugar tão especial para pessoas do mundo todo nos deixou com grandes expectativas, que certamente foram satisfeitas por completo!
Quando se vai à Israel, se vai com propósitos diferentes, afinal, não é a terra mais bonita do mundo, mas certamente tem um diferencial....
Nossa viagem se deu basicamente em dois pontos diferentes de Israel, o norte e o sul...
Bom, saímos de Helsinki dia 28 de março (o fato de se viajar daqui da Europa é um fator muito importante pois as distâncias e os custos são irrelevantes se compararmos ao Brasil) as 4:30 da madrugada e nos encontramos com nosso amigo Paulo Franke (www.paulofranke.blogspot.com) para nossa peregrinação. Devo confessar que estava um pouco apreensivo pois 1 semana antes da nossa viagem houve um atentado terrorista do grupo Hamas contra Israel em Jerusalém ao lado da Rodoviária, lugar este em que passaríamos mais tarde, mas graças a Deus tudo correu super bem. De Helsinki fomos a Budapeste, Hungria, onde fizemos conexão e de lá fomos para Tel aviv. Chegando em Tel aviv pegamos um trem para Haifa e de lá fomos de ônibus para Tiberíades. O primeiro dia estava chegando ao final e até então só havíamos viajado e estávamos bem cansados, mas pudemos perceber o quão especial é o povo de Israel, afinal, fazer mochilão não é como viajar de excursão e precisamos pedir informações muitas vezes e fiquei surpreso com a atenção dispensada pelas pessoas nativas, demonstrando interesse em nossa boa estadia. Logo, logo já havíamos feito algumas amizades!
Chegamos em Tiberíades ja era noite e nos instalamos em um Hostel. Pra mim uma das grandes lições e baratos desta viagem foi ficar em Hostels, pois se adquire amigos e experiência como nunca e o custo é bem menor do que ficar em hotel! Tiberíades é uma das cidades que costeia o mar da Galiléia e tínhamos uma agenda cheia no dia seguinte...
A região em que estávamos (Norte) é de fato muito importante para o povo de Israel e pra mim também! heheheh pois ali Jesus Cristo iniciou sua vida ministerial.
No dia seguinte alugamos um taxi e fomos conhecer as redondezas...
Primeiramente fomos a Cafarnaum, cidade em que Jesus morou boa parte de sua vida e operou alguns milagres descritos na bíblia, entre eles a ressurreição da sogra de Pedro, a cura de um homem pocesso, etc. Ali também morou o apóstolo Pedro e tem as ruínas da sinagoga onde Jesus ensinava.

De Cafarnaum fomos ao Monte das boas aventuranças, muito famoso pois lá Jesus ensinou o que está em Mateus 5 e também grandes outros ensinamentos se deram naquela região. De lá fomos para para Tabgha, lugar onde Jesus multiplicou os pães e peixes.



Nosso próximo ponto foi o famoso Rio Jordão. Posso falar que sentar as margens do Jordão e ficar ali imaginando os fatos que sucederam foi uma das grandes experiências pra mim até hoje! O lugar é muito agradável (bem parecido com os arroios de Pelotas!) e foi palco de muitos fatos bíblicos, dentre eles o batismo de Jesus Cristo por João Batista. No A.T Josué abriu as águas do Jordão para o povo passar (Josué 3). Ali também Naamã foi curado de Lepra (2 Reis 5:10).




Do Jordão voltamos para Tiberíades e fomos para um passeia no mar da Galiléia. Navegar no mar da Galiléia faz com que as histórias bíblicas que sempre ouvimos ganhem outra conotação. Detalhes nos fazem entender como aconteceram fatos importantes como Jesus acalmando a tempestade ( pois no mar da Galiléia, que na verdade é um lago, os ventos viram e do nada se forma uma tempestade, impressionante) e também ver os pescadores locais e imaginar Pedro, Tiago e João num barquinho....



Uma das principais lições que tive ao visitar esta região norte foi perceber que as cidades são localizadas em pontos diferentes. A região é completamente montanhosa...altos e baixos toda hora, diferentemente de Tel aviv que é plana e praiana. E vendo que ao longo do percurso que fazíamos de ônibus haviam cidades no meio das montanhas e também em cima das mesmas...foi quando entendi de fato que "Não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte" que está escrito nos ensinamentos de Jesus no cap. 5 de Mateus.


De volta ao Hostel, conhecemos um senhor americano que morava em Jerusalém mas estava por alguns dias em Tiberíades. Voluntário no exército de Israel ele morou em Jerusalém por 15 anos e estava há uma semana de regressar aos EUA. Fizemos amizade com ele e tivemos o privilégio de ficar boas horas aprendendo com sua vivência e sabedoria. Também uniram-se a nossa conversa um casal da Nova Zelândia, muito queridos. Ficamos um bom tempo aprendendo sobre a história de Israel com aquele abençoado senhor.


Bom, no dia seguinte fomos para Jerusalém....
Definitivamente a cidade com maior número de turistas que eu já vi na minha vida! Gente de todo o mundo! Colocarei uma postagem sobre Jerusalém em breve!
Abraços!!!!


"Pq Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16"


Um comentário: