terça-feira, 19 de abril de 2011

Israel pt.3

Buenas!!

Dando continuidade a nossa série de postagens sobre a Terra Santa, falaremos sobre a última etapa desta viagem que mudou nossa maneira de ver e aprender sobre a bíblia, trazendo a realidade pra dentro da nossa mente a cada versículo lido!
Levando em consideração o fato de estarmos às vésperas da Páscoa, festa essa que é comemorada no mundo inteiro, vamos falar sobre Jerusalém, que foi onde tudo começou...
Depois de contemplarmos panoramicamente a cidade de cima do Monte das Oliveiras, nos encaminhamos para o Hostel, onde descansamos e planejamos os dias seguintes. Jerusalém é a cidade com maior número de turistas que já vi na vida, uma rotatividade de pessoas interminável! Bom para os comerciantes locais que sempre têm uma clientela nova....e por falar em comércio, não poderia deixar de falar sobre como tudo funciona em Jerusalém...resumindo posso dizer que para comprar alguma coisa, seja ela qual for, um souvenir, um pão ou uma água devemos barganhar ferrenhamente. Afirmo que sempre conseguimos no mínimo 50% de desconto em tudo! Isso é fato....um exemplo que aconteceu conosco, rapidamente:
Daiane: - Por favor, quanto é o pão?
Vendedor: - 10 NSK (New Shekel)
Daiane: - mas é muito caro...pago 5!
Vendedor:- ok!
E por ai vai...se soubermos negociar, conseguimos poupar uma boa quantia!
Jerusalém é uma cidade muito importante no contexto mundial, pertencendo atualmente ao Estado de Israel e está dividida em 4 quarteirões: Judeu, Islâmico, Armenio e Cristão e isso atrai religiosos, historiadores e curiosos do mundo todo.
Em Jerusalém é possível ingressar em "tours" oferecidas gratuitamente aos turistas e foi o que fizemos. Durante 3hs percorremos praticamente toda a cidade velha e aprendemos muito com o simpático guia que nos explicava tudo e respondia as mais diversas perguntas.

Daiane em frente ao Jaffa Gate


Na tour pela cidade velha


Em Jerusalém passamos por muitos lugares importantes bíblica e historicamente falando. Definitivamente andar por lugares que sabemos que foram lugares onde Jesus andou com seus discípulos é muito emocionante. Saber que ali governaram grandes reis como Davi e poder viver a história é algo que as palavras não podem expressar.


Andando pela "Via Dolorosa", possivelmente o trajeto que Jesus fez até Sua crucificação


Um dos locais mais venerados pelos Judeus é o Muro das Lamentações, ou "Western Wall". Ali, no que sobrou do segundo Templo, os judeus oram a Deus e colocam entre as grandes pedras seus pedidos de oração. É possível chegar até o muro e orar sem nenhum problema, pois está liberado ao público. Os homens devem cobrir a cabeça. Interessante saber que o primeiro Templo foi projetado pelo rei Davi, porém, construído por seu filho, Salomão e foi destruído pelo Império da Babilônia. Herodes se incumbiu de reconstruir o Templo que foi destruído desta vez pelo Império Romano. Sabemos, através da bíblia, que o terceiro Templo há de ser construído exatamente no local dos dois primeiros. De fato, foi muito especial vivenciar aqueles momentos ali perto.

Em frente ao Muro das Lamentações


Judeu ortodoxo em sua tradicional oração


Comprovado! o exército de Israel realmente não é fraco!


Esta é a primeira Menorah feita exatamente como era a que existia no Templo após a destruição do segundo Templo. (A Menorah era um utensílio sagrado utilizado nos rituais do Templo. Representa Jesus como luz do mundo).



Este é o Portão Dourado, ou "Golden Gate", o mais antigo de Jerusalém e também o único que está fechado. De acordo com a tradição judaica, por esse portão entrará o Messias prometido. Esta é a razão de tantas sepulturas em frente ao portão, pois eles crêem que quando o Messias entrar pelo Portão Dourado, ressucitará aos mortos ali enterrados.

"E ele me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que está voltada para oriente; e ela estava fechada. E o Senhor me disse: Esta porta ficará fechada, e não se abrirá, homem algum entrará por ela; porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso ficará fechada." (Ezequiel 44:1-2)

Porém Jesus já entrou por esse portão!

"Depois... prosseguiu subindo para Jerusalém. Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia , perto do monte das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está adiante e, ao entrardes, encontrareis um jumentinho preso que ninguém jamais montou. Desamarrai-o e trazei-o. ... Então o trouxeram, puseram suas vestes sobre ele e ajudaram Jesus a montar. ... Dizendo 'Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor!'" (Lucas 19...)


Neste local provavelmente aconteceu a última ceia com os discípulos. Chamado Cenáculo.


"Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo, mobiliado e pronto. ali fazei os preparativos." (Marcos 14:15)


Um outro local especial que visitamos e posso afirmar que foi onde passamos um dos melhores momentos de toda a viagem, lendo as escrituras e visualizando o cenário dos fatos, foi o Jardim da Tumba, ou "Garden Tomb", supostamente o local onde Jesus foi enterrado e ressucitou.

230.JPG.jpg



Junto ao Gólgota ou Monte da Caveira

"Eles tomaram a Jesus, e ele mesmo, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário (que em hebraico é Gólgota), onde o crucificaram e com ele dois outros, um de cada lado, e Jesus no meio. ... Mulher, eis aí o teu filho... Tenho sede... Está consumado! E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."

(João 19...)


Daiane em frente a Tumba

"Tomaram pois o corpo de Jesus e o envolveram em panos de linho com especiarias, como os judeus costumavam fazer na preparação da sepultura. No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim e nesse jardim, um sepulcro novo em que ninguém havia ainda sido posto. Ali pois, por ser véspera do sábado dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro, puseram Jesus."
João 19



"Por que buscais entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lucas 23...)



Ainda em Jerusalém, visitamos alguns locais interessantes como a tumba do rei Davi, o cemintério onde está enterrado Oskar Schindler (A lista de Schindler), que acolheu em sua fábrica muitos judeus durante a repressão Alemã liderada por Hitler, que matou milhões de judeus. Este fato é conhecido como Holocausto.

Daiane em frente a estátua do rei Davi

Sepultura de Oskar Schindler


E pra fechar, um delicioso Vanilla com uma linda vista para a cidade nova.

Muitas coisas pudemos aprender com esta viagem, foi e sempre será um experiência inesquecível. Desde os locais que visitamos, até as pessoas que conhecemos, todo contexto fez desta viagem a Israel um marco em nossa vida. E que possamos lembrar nesta páscoa e nas que virão, que Ele não está lá, mas ressucitou...
Abraços!!!!



Um comentário:

  1. muito bonito eu vou um dia conhese o pontao dourado e tudo ae pos eu crei que ele vivi

    ResponderExcluir